Lágrima Artificial: o que é?
Além do clima seco, há outra questão que pode levar a problemas de saúde: a mudança térmica, que aumenta a incidência de doenças respiratórias e irritações nos olhos. Os problemas oculares são: secura, diminuição das lágrimas e irritação.
Devido à baixa umidade do ar, a tendência é usar lágrimas artificiais para aliviar os sintomas de desconforto causados por climas secos. As substâncias das lágrimas artificiais ajudam a hidratar os olhos, mas as que contêm conservantes, se usadas em excesso, podem causar danos às camadas mais externas da córnea e da conjuntiva, além de causar vermelhidão, irritação e ardência nos olhos.
Em geral, a fórmula possui um pH semelhante ao das lágrimas naturais, o que ajuda a melhorar o conforto durante a aplicação. O uso adequado deste produto pode prevenir a lubrificação insuficiente do olho e prevenir a inflamação da córnea e conjuntiva, um problema causado pela evaporação das lágrimas durante climas secos. Lágrimas artificiais podem ser encontradas na forma de colírios ou gel, e têm diversas composições.
Fique esperto: o ideal é sempre ser avaliado por um oftalmologista para as indicações do produto indicado em cada caso!